segunda-feira, 20 de maio de 2013

Jacaré em Extinção

jacaré é um réptil carnívoro da família Alligatorida e pertencente à ordem Crocodylia. Trata-se de um habilidoso nadador que consegue também ser muito rápido em terra firme quando isto se faz necessário. Estes animais descendem dos primeiros répteis que habitaram a terra (há 230 milhões de anos), portanto são parentes dos dinossauros, animais pré-históricos.
Os jacarés são animais muito semelhantes aos crocodilos dos quais se diferenciam por ter membranas entre os dedos das patas traseiras e por ter uma cabeça mais curta e larga. Outra diferença entre estes animais é o fato do jacaré possuir o quarto dente canino que se encaixa na mandíbula superior, enquanto no crocodilo este mesmo dente fica exposto quando o crocodilo fecha a boca. Ao nascer o comprimento do jacaré é de 30 cm, chegando, na maturidade, a 1,80m (no caso específico do jacaré-açú, seu comprimento pode chegar a 6m). Na idade adulta o jacaré pode atingir até 300 kg e sua idade varia entre 80 e 100 anos.
No continente americano há diversas espécies, no Brasil existem três tipos espalhados em diversas regiões, são eles: jacaré-negro ou jacaré-do-pantanal, jacaré-açú ou jacaré-gigante, jacaré-do-papo-amarelo ou ururau, jacaré-coroa ou paguá e jacaré-coroa ou caimão-de-cara-lisa.
Seus hábitos consistem em se agrupar durante o dia a fim de tomarem sol e durante a noite sair para caçar. A caçada é feita geralmente dentro da água. Sua dieta é variada, alimentam-se de peixes, moluscos, aves e de mamíferos pequenos encontrados nas margens dos rios. O jacaré possui 80 dentes, mas só os utiliza quando a presa é muito grande (sacodindo-a até fazê-la em pedaços), quando a presa é pequena, este feroz animal apenas a engole. O jacaré necessita de cerca de 10% do seu peso em alimentos ao dia. Para se locomoverem os jacarés usam a cauda movendo-a de maneira ondulatória. Durante o nado os olhos e as narinas deste animal ficam acima da superfície da água.
Para se reproduzirem, os jacarés se acasalam na água. Em seguida a fêmea faz um ninho na vegetação da beira de um lago, onde coloca seus ovos (40 a 50 postos uma vez por ano) que eclodirão após um mês de incubação (feita pelo calor do sol e pela fermentação química dos vegetais que compõe o ninho). Uma característica interessante é o fato da fêmea do jacaré, ao contrário das outras espécies de répteis, ter o hábito de proteger o ninho e seus filhotes.
Infelizmente o jacaré está na lista dos animais em extinção, visto que muitas pessoas apreciam o sabor de sua carne e seu couro é utilizado para fabricação de bolsas, carteiras e outros produtos industrializados.

domingo, 12 de maio de 2013

Dia das Mães

Feliz dia das Mães

Bom pessoal desejo um feliz dia das mães

Mudanças!!!

Pessoal estou pensando em mudar o papel de parede do nosso blogger ai vão algumas escolhas:
  • Golfinhos e Tartarugas;
  • Cachorrinhos e Gatinhos;
  • Araras Azul e Arara Vermelha.
PS: Votem nos comentários.

Obrigada 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Trafico de Araras Azuis

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama - preocupado com o tráfico da arara-azul-de-lear, decidiu implantar mais uma base de fiscalização próxima ao município de Euclides da Cunha, no Sertão da Bahia.
Instalados na região desde o início do período de reprodução das araras, em dezembro do ano passado, os fiscais estão conseguindo conter a captura criminosa de ovos e de filhotes destes animais silvestres. A nova base do Ibama fecha o cerco em torno dos locais mais frequentados pelas araras para reprodução e alimentação. 

O tráfico da arara-azul-de-lear está levando a espécie à extinção. Atualmente, existem apenas cerca de cento e setenta dessas aves livres na natureza. O semi-árido baiano é o único lugar do planeta onde existe a arara-azul-de-lear. E para lá também que se voltam as atenções dos traficantes interessados nos lucros que podem obter com a venda dos animais. 
A estratégia do Ibama é proteger as araras principalmente no período reprodutivo que vai de dezembro a abril. Nessa época as aves ficam mais vulneráveis à captura. Os traficantes usam cordas e equipamentos de rapel para caçá-las nos paredões, e redes de tarrafa são usadas nos locais onde se alimentam. Até lavouras de milho estão sendo cultivadas no Sertão baiano com o objetivo de atrair araras. A ordem do Ibama é destruir essas lavouras cultivadas pelos traficantes para instalação de armadilhas.






A arara-azul-de-lear vive na Bahia, a arara-azul-grande na região norte e central do Brasil, e a arara-canindé no cerrado brasileiro. 

CARACTERÍSTICAS: As araras fazem parte do grupo dos psitacídeos. O Brasil é considerado o país com o maior número de representantes deste grupo e por este motivo, desde a época do descobrimento, é conhecido como “Terra dos Papagaios”. Esta família é composta por papagaios, araras, periquitos, jandaias e maracanãs. As araras são seus maiores representantes. Possuem o bico forte, alto e curvo adaptado para quebrar sementes duras. Suas línguas grossas, sensíveis e repletas de papilas gustativas funcionam como um órgão tátil. Costumam ingerir pedrinhas para auxiliar na trituração das sementes de Buriti, Tucum, Bocaiúva, Carandá e Acurí, palmeiras que fazem parte de suas dietas. As araras são conhecidas como um dos animais mais fiéis que existem, pois são monogâmicas, ou seja, vivem com um parceiro a vida toda, podendo até ficar doente ou morrer quando perdem o parceiro. 

REPRODUÇÃO: A reprodução varia de acordo com a espécie, mas em geral as araras botam de 1 a 3 ovos e a incubação pode chegar a 30 dias. 

Agradecimentos: 

Kátia Rancura 
Bióloga - Divisão de Ensino e Divulgação 
Fundação Parque Zoológico de São Paulo 

Fundação Parque Zoológico de São Paulo 
Avenida Miguel Stéfano, 4241 - Água Funda - São Paulo - SP - CEP: 04301-905 
Fone: (11) 5073-0811 / Fax: (11) 5058-0564 
Horário de Funcionamento - 9:00 às 17:00 horas - de terça a domingo - Fechamento da bilheteria: 16:00 horas 
*Abre as Segundas-feiras somente quando for feriado ou véspera de feriado. 
www.zoologico.sp.gov.br 


Fontes :

Textos :

http://inema.com.br/mat/idmat001927.htm
http://www.canalpetshop.com.br/aves.php?categoria=30&id=243
Imagens :

https://www.google.com.br/search?q=trafico+de+araras+azuis&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ba-NUfSqNI--9gSb4IDICw&sqi=2&ved=0CC4QsAQ&biw=1600&bih=887